Proposta: A Bela e a Fera


PROPOSTA 1 - APRESENTANDO O CONTO ORIGINAL. 

Ano sugerido: 7º ano

Objetivos: 
  • Possibilitar o contato como conto de fadas;
  • Construir conhecimentos sobre o conto;
  • Estimular a capacidade criativa e enriquecer a imaginação;
  • Explorar a linguagem oral e escrita, por meio da produção de histórias;

Materiais e Recursos: 

- Livro: A Bela e a Fera - Jeanne-Marie Leprince de BeaumontGabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve.

Etapas Propostas: 

      1. Conversar com os alunos sobre o trabalho que será desenvolvido, esclarecendo que irão trabalhar com o gênero contos de fadas. Numa roda de conversa fazer levantamento sobre os conhecimentos prévios, questionando-os se sabem o que é um conto de fadas, quais contos conhecem, qual o favorito, se têm algum livro de contos de fadas em casa, onde e quando leem e do que tratam os contos de fadas.

   2. Reproduzir fotos do conto A Bela e a Fera. Perguntar a eles se já conhecem o conto.


    3. Propor aos alunos a leitura do livro A Bela e a Fera de  Jeanne-Marie Leprince de BeaumontGabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve.

   Sugestões de leitura: Leitura oral: O professor lê o conto para os alunos. 


    4. Após a leitura, comentar com os alunos sobre o conto, questiona-los sobre a história, se eles já conheciam essa versão(original).

DORMINHOCO
ETAPAS PROPOSTAS:

Formar um círculo.
Entregar aos alunos dois pares de cartas com imagens e nomes de personagens do conto.
Os alunos deverão encontrar o par.
Um aluno receberá 5 cartas.
O aluno com a 5ª carta deverá passar para seu colega do lado.
O primeiro que formar o par deverá largas as cartas, discretamente, na mesa.
O último a largar deverá ler um trava-língua.



JOGO DE PERGUNTAS

ETAPAS PROPOSTAS:


Pedir aos alunos para formarem dois grupos.
Os alunos deverão fazer uma batalha de perguntas.
Cada grupo deverá perguntar ao outro.
Se acertar ganhará ponto.
Exemplo de perguntas:

  1. No começo do filme, o que a bruxa oferece ao príncipe e ele rejeita, sendo amaldiçoado?
  2. Porque a Fera é chamada de Fera?  E qual o nome dele afinal?  
  3. O que acontece se você trocar a rosa? 
  4. Onde foi parar a família da fera? 
  5. Por que a maldição se entendeu por toda a criadagem ?
  6. No que a bruxa se transforma, depois que o príncipe nega a oferta?
  7. Por que Bela é considerada "A Estranha" da cidade?






MOSTRANDO OUTRAS VERSÕES DO CONTO

Materiais e Recursos: 

Filme: A Bela e a Fera(2017) Disney


Etapas propostas:


   1. Questionar os alunos se eles conhecem alguma versão atual de A Bela e a Fera.
    2. Reproduzir a eles o filme "A Bela e a Fera" de 2017.
  3. Após o filme, realizar questionamentos sobre o filme, semelhanças com o conto original. 
    4. Sugerir a reescrita do conto original, adaptando-o para os tempos atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário