PROPOSTA 1 - APRESENTANDO O CONTO ORIGINAL.
Ano sugerido: 7º ano
Objetivos:
- Possibilitar o contato como conto de fadas;
- Construir conhecimentos sobre o conto;
- Estimular a capacidade criativa e enriquecer a imaginação;
- Explorar a linguagem oral e escrita, por meio da produção de histórias;
Materiais e Recursos:
- Livro: A Bela e a Fera - Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve.
Etapas Propostas:
1. Conversar com os alunos sobre o trabalho que será desenvolvido, esclarecendo que irão trabalhar com o gênero contos de fadas. Numa roda de conversa fazer levantamento sobre os conhecimentos prévios, questionando-os se sabem o que é um conto de fadas, quais contos conhecem, qual o favorito, se têm algum livro de contos de fadas em casa, onde e quando leem e do que tratam os contos de fadas.
2. Reproduzir fotos do conto A Bela e a Fera. Perguntar a eles se já conhecem o conto.
2. Reproduzir fotos do conto A Bela e a Fera. Perguntar a eles se já conhecem o conto.
3. Propor aos alunos a leitura do livro A Bela e a Fera de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve.
Sugestões de leitura: Leitura oral: O professor lê o conto para os alunos.
4. Após a leitura, comentar com os alunos sobre o conto, questiona-los sobre a história, se eles já conheciam essa versão(original).
DORMINHOCO
ETAPAS PROPOSTAS:
ETAPAS PROPOSTAS:
Formar um círculo.
Entregar aos alunos dois pares de cartas com imagens e nomes de personagens do conto.
Os alunos deverão encontrar o par.
Um aluno receberá 5 cartas.
O aluno com a 5ª carta deverá passar para seu colega do lado.
O primeiro que formar o par deverá largas as cartas, discretamente, na mesa.
O último a largar deverá ler um trava-língua.
JOGO DE PERGUNTAS
ETAPAS PROPOSTAS:
Pedir aos alunos para formarem dois grupos.
Os alunos deverão fazer uma batalha de perguntas.
Cada grupo deverá perguntar ao outro.
Se acertar ganhará ponto.
Exemplo de perguntas:
- No começo do filme, o que a bruxa oferece ao príncipe e ele rejeita, sendo amaldiçoado?
- Porque a Fera é chamada de Fera? E qual o nome dele afinal?
- O que acontece se você trocar a rosa?
- Onde foi parar a família da fera?
- Por que a maldição se entendeu por toda a criadagem ?
- No que a bruxa se transforma, depois que o príncipe nega a oferta?
- Por que Bela é considerada "A Estranha" da cidade?
MOSTRANDO OUTRAS VERSÕES DO CONTO
Materiais e Recursos:
Filme: A Bela e a Fera(2017) Disney
Etapas propostas:
1. Questionar os alunos se eles conhecem alguma versão atual de A Bela e a Fera.
2. Reproduzir a eles o filme "A Bela e a Fera" de 2017.
3. Após o filme, realizar questionamentos sobre o filme, semelhanças com o conto original.
4. Sugerir a reescrita do conto original, adaptando-o para os tempos atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário