PROPOSTA 1
OBJETIVOS:
Trazer o conto para sala de aula, na qual será feita uma Leitura silenciosa, seguida de uma leitura dramática do Conto.
Recriação do Conto os alunos escrevem uma nova história usando o conto original de referência, um conto de fadas moderno, como seria se a bela adormecida acordasse hoje em pleno século XXI.
ETAPAS PROPOSTAS:
1. Primeiramente solicitar a leitura silenciosa do texto, após ler o conto para os alunos.
2. Após a leitura, realizar observações do conto do Charles Perrault, comentar sobre o vocabulário presente na obra. Apresentar aos alunos a versão do Perrault:
|
3. Após a apresentação do conto A Bela Adormecida no bosque de Charles Perrault e o desenrolar da história da Bela Adormecida dos Irmãos Grimm, existe, em geral, um clímax, ou seja, o ponto máximo de tensão da história, quando o conflito chega a seu máximo. A partir desse clímax, a história caminha para o desfecho. Explore esses elementos nos diferentes textos, para que os alunos possam se familiarizar com a estrutura presente no conto (apresentação dos personagens, conflito, desenvolvimento da história, clímax e desfecho). Esses elementos serão importantes para a atividade de produção.
PROPOSTA 2
Objetivos:
Levar os livros para a sala de aula fazer grupos
de leitura, cada grupo deve ler os livros comentar a obra e achar pontos em
comum com o conto e fazer uma intertextualidade entre eles.
Sugestão de Leituras:
A Princesa Adormecida - Paula Pimenta

Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá. quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios. era boa aluna. tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra. tudo mudou.
Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência. Ela descobre que seus pais estão mortos. O rapaz por quem era apaixonada não é mais que uma mera lembrança. A Terra se tornou um lugar estranho e perigoso, especialmente para ela, que terá de assumir seu lugar à frente dos negócios. Desejando adaptar-se à nova realidade, Rose só consegue confiar numa única pessoa estranhamente familiar. Rose até gostaria de deixar o passado para trás, no entanto, ao pressentir o perigo, percebe que precisa enfrentá-lo - ou não haverá futuro.
Adormecida - Anna Sheehan

Sugestão:
O
professor faz um trabalho, no qual ele pede aos alunos que escrevam um conto de
fadas moderno, com os contos escritos será criado um varal expositivo na escola,
para que mais alunos possam ver as obras criadas por estes.
Filmes:
Objetivos:
Assistir ao filme Malévola. Fazer uma proposta de produção textual: Escreva um final diferente para a personagem principal Malévola.
QUESTIONÁRIOS
Perguntas com relação a filme Malévola:
- A Bela Adormecida desperta com um beijo de amor
verdadeiro. Por que o beijo dado pela Malévola despertou a princesa e não o
beijo do príncipe?
-A principio no filme Malévola tem um coração puro. O que
acontece para que ela se torne uma vilã
?
-O filme ‘’Malévola ‘’é uma paródia de um clássico contos de
fadas. Qual o nome desse clássico e quais as semelhanças entre os dois?
-O filme descreve os motivos pelos quais Malévola tornou-se
uma criatura má.Seria uma forma de mostrar que as pessoas não nascem com
sentimentos ruins,e sim são adquiridos através de vivências que trazem
decepções e rancor?Comente com as suas palavras a mensagem que o filme lhe
trouxe.
Malévola
Nenhum comentário:
Postar um comentário