Proposta: Chapeuzinho Vermelho

PROPOSTA 1  

TRABALHANDO O GÊNERO CONTO

Ano Sugerido: 8°

Objetivos: 

Apresentar aos alunos o gênero conto, introduzindo o conto Chapeuzinho Vermelho na sua versão clássica.
Discutir intertextualidade.
Trabalhar leitura e compreensão de textos escritos.
Produzir um curta de ficção.

Materiais e Recursos: 

Contos impressos.

Etapas Propostas: 

     
Etapa 1 - Questionar os estudantes o que eles sabem sobre o gênero conto.  O que é um conto?  Quais os contos que eles conhecem?

O que é um conto?
O conto é um texto narrativo curto centrado em um relato de um fato ou memória. Entre suas principais características estão: a concisão, a precisão, a densidade, a unidade de efeito ou impressão total – o conto precisa causar um efeito singular no leitor. Representado pelas narrativas orais dos antigos povos ao redor da fogueira em noites de luar, narradas de pais para filhos, como forma de assegurar a transmissão da cultura de uma determinada sociedade. Da tradição oral vieram outras narrativas, entre elas os contos de fada, na sua maioria contendo as convenções morais das distintas épocas em que foram apresentados. As características do conto foram devidamente explicitadas pelo contista e poeta Edgar Allan Poe que defendia que, assim como no romance, nada deveria faltar no conto, o que permite a sua condensação no número de personagens, fatos e descrições. Poe também defendia que o conto deve ter uma estrutura linear, para que o leitor possa ler sem interrupções,
     Finalidade do gênero: é um texto narrativo ficcional, cuja finalidade é entreter o leitor, provocar reflexões, emocionar, proporcionar prazer estético.
      Perfil dos interlocutores: quem escreve é o autor ficcional; quem lê é o leitor literário.
      Suporte/veículo: livros, revistas, jornais, sites.
   Tema: trata de assuntos variados, relacionados com a vida humana, ou pode ser fantástico.
   Estrutura: é uma narrativa curta, condensada, com poucos personagens, poucas ações e tempo e espaço reduzidos. A estrutura do enredo tradicional é: apresentação, complicação, clímax e desfecho.
        Linguagem: varia de acordo com a norma-padrão e verbos empregados no pretérito do indicativo.
Etapa 2Entregar aos alunos os contos: Chapeuzinho Amarelo e Fita Verde no Cabelo (Nova Velha História).
Etapa 3Solicitar que os alunos leiam individualmente os contos e identifiquem com qual outro texto da literatura universal esses contos dialogam (intertextualidade com Chapeuzinho Vermelho). Para tanto, entregar os contos sem seus respectivos títulos.

Sugestão de discussões com os textos
Chapeuzinho Amarelo
1.      Qual o significado da cor amarela nesse texto?
2.      O que o lobo representa nesse conto?
3.      Por que Chapeuzinho perdeu o medo do lobo? Justifique a sua opinião.
4.      Em que o lobo é transformado no final?
Fita Verde no Cabelo (Nova Velha História)
1.  O conto apresenta um subtítulo. Por que “nova velha história”?
2. A intertextualidade com o clássico conto Chapeuzinho Vermelho não é fornecida de imediato pelo título do conto de Guimarães Rosa. Em que momento ela pode ser percebida no texto?
3. O que representa o trajeto na floresta até a casa da avó?
4. O que pode significar a perda da fita verde?
5.  Qual a representação do lobo neste conto?
6. Quais as principais diferenças entre as personagens Chapeuzinho Vermelho e Fita Verde?
 Etapa 4 – Após a leitura dos contos, apresentar a origem e as características dos contos de fadas. Informar aos alunos que os primeiros contos de fadas surgiram na cultura oral – narrativas populares – que tinham a finalidade de entreter as pessoas. Entregar a seguinte folha xerografada – disponível na aba Origem do Blog.
A História dos Contos de Fadas
A primeira coletânea de contos infantis surgiu no século XVII, na França, organizada pelo poeta e advogado Charles Perrault. As histórias recolhidas por Perrault tinham origem na tradição oral e até então não haviam sido documentadas. O autor selecionou oito estórias: A Bela Adormecida no Bosque; Chapeuzinho Vermelho; O Barba Azul; O Gato de Botas; As Fadas; Cinderela ou A Gata Borralheira; Henrique do Topete O Pequeno Polegar. Assim, a literatura infantil enquanto gênero literário nasceu com Charles Perrault, porém só seria amplamente difundida a partir do século XVIII, tendo como base as pesquisas linguísticas realizadas na Alemanha pelos Irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm). Ao realizar suas pesquisas linguísticas, que tinham por objetivo descobrir invariantes linguísticas originárias nas narrativas orais, os Irmãos Grimm descobriram um variado acervo de histórias maravilhosas disseminadas de geração para geração. Surgiu, assim, a coletânea que reuniu contos como A Bela Adormecida; Branca de Neve e os Sete Anões; Chapeuzinho Vermelho; A Gata Borralheira; O Ganso de Ouro; Os Sete Corvos; Os Músicos de Bremen; A Guardadora de Gansos; Joãozinho e Maria; O Pequeno Polegar; As Três Fiandeiras; O Príncipe Sapo e dezenas de outros contos.
Os Irmãos Grimm fizeram diversas alterações no enredo de alguns contos, já que esses muitas vezes apresentavam aspectos polêmicos com episódios de violência ou maldade, envolvendo, inclusive, crianças. 
  
Etapa 5 – Introduzir o Conto Clássico “O Chapeuzinho Vermelho”, dos Irmãos Grimm. Questionar se essa é a versão que todos conhecem ou se conhecem outras versões do conto além das apresentadas. A partir da leitura do conto, questionar os alunos em que esse texto se aproxima ou distancia dos contos de Chico Buarque e Guimarães Rosa.
Etapa 6 – Análise:
O clássico conto Chapeuzinho Vermelho, tal como conhecemos hoje, foi incluído na coletânea dos Irmãos Grimm em 1812. Para isso, eles se basearam na obra do alemão Ludwig Tieck intitulada “Vida e morte da pequena Chapeuzinho Vermelho” em que estava incluído — diferente do conto de Charles Perrault – o personagem do caçador. Retiraram quaisquer rastros de violência e deram à história um final feliz. A versão escrita pelos Irmãos Grimm tem – entrelinhas – um apelo e caráter psicológico. No decorrer do conto é identificado um paradoxo, o da menina pré-adolescente que consegue assimilar as instruções da mãe a seguir pela estrada e sem sair desta, todavia, é facilmente convencida pelo lobo a optar por outro caminho.
Etapa 7 – Explicar que na psicanálise a personagem representa a transição da infância para a puberdade e que a capa vermelha é a metáfora para a menstruação. Salientar que a transição também aparece no texto de Guimarães Rosa.
Etapa 8 - Após finalizar a prática leitora, iniciar a sugestão de produção textual.
PRODUÇÃO TEXTUAL
Tomando como base as diversas versões apresentadas para a estória de Chapeuzinho Vermelho, os alunos serão solicitados a produzir o enredo para um curta de ficção, podendo ser solicitada a gravação do curta-metragem. 
Entregar aos alunos informações sobre o gênero curta de ficção:
O curta de ficção é como uma obra de arte que vai ser assistido e pelos fãs desse gênero. Está baseado em uma sequência de eventos (cenas) apresentados. Pode ser bem humorado, sensível, impactante ou mesmo de nonsense. Sua estrutura pode ser feita de animação simples ou digitalizada, filme, colagens etc. Seu público é muito amplo, mas pode se dirigir a um ou outro púbico (infantil ou adulto, por exemplo). 

SUGESTÃO DE TEXTOS

Chapeuzinho Vermelho em Manhattan 
Carmen Martin Gaite
Resumo:
Sara Allen é uma menina de dez anos que mora em Nova York, no Brooklin. A avó desta moderna Chapeuzinho Vermelho foi cantora e se casou muitas vezes. O lobo desta história é um multimilionário, dono de uma confeitaria. O fio mágico da história está centrado na mendiga Miss Lunatic, que vive escondida da Estátua da Liberdade.
Editora Martins Fontes – 2001. 


A Menina e o Lobo
Fábio Yabu
Resumo:
A história é narrada pela perspectiva do Lobo, que se encontra insatisfeito com a repetição do conto todos os dias e com o fato de não ser aceito pelos outros personagens, nem ter voz para decidir o que quer por ser o vilão. Preso na rotina, o Lobo recebe a ajuda do Oitavo Anão para poder se libertar daquele mundo sem que o Narrador, uma espécie de Deus, perceba o que ele fez. Assim, o vilão dos contos de fadas vai parar em Chicago, onde conhece uma garotinha com quem desenvolve uma amizade improvável. Perseguido pelo Caçador a mando do Narrador, o Lobo acaba sendo morto em uma tentativa de defender sua nova amiga retornando, assim, ao mundo dos contos de fadas.

PROPOSTA 2  

TRABALHANDO A LITERATURA DE CORDEL

Objetivos: 

Apresentar aos alunos a literatura de cordel, introduzindo o conto A Peleja De Chapeuzinho Vermelho Com O Lobo Mau.

Discutir intertextualidade.
Trabalhar a leitura e compreensão de textos escritos (oral e escrito).
Produzir uma nova versão do conto Chapeuzinho Vermelho.

Materiais e Recursos: 

Contos impressos e série televisiva.

Etapas Propostas: 

     
Etapa 1 - Questionar os estudantes o que eles sabem sobre Literatura de Cordel. Apresentar o gênero Literatura de Cordel.
Literatura de Cordel

É uma modalidade impressa de poesia, que já foi muito estigmatizada, porém hoje em dia é bem aceita e respeitada, tendo, inclusive, uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Devido ao linguajar despreocupado, regionalizado e informal utilizado para a composição dos textos essa modalidade de literatura nem sempre foi respeitada, e já houve até quem declarasse a morte do cordel. No entanto, a cada dia os textos são mais valorizados por todo o Brasil e pelo mundo. Os textos são publicados em livretos fabricados praticamente de forma manual pelo próprio autor. Eles têm geralmente 8 páginas mas podem ter mais, variando entre 8 e 32. O nome Cordel se dá ao fato dos poemas serem impressos em folhetos e serem pendurados em um tipo de barbante (cordinha ou cordão) com a ajuda de um pregador. A finalidade era vendê-los ou lê-los e rependurá-los. Foi no nordeste do Brasil que essa forma de literatura se popularizou rapidamente, recebendo características próprias a partir da metade do século XIX.

Os temas são os mais variados, indo desde narrativas tradicionais transmitidas pelo povo oralmente até aventuras, histórias de amor, humor, ficção, e o folheto de caráter jornalístico, que conta um fato isolado, muitas vezes um boato, modificando-o para torná-lo divertido. 

Etapa 2 – Apresentar o conto A Peleja de Chapeuzinho Vermelho com o Lobo Mau.
Etapa 3 - Solicitar que os alunos leiam individualmente o conto e identifiquem com qual outro texto da literatura universal esse conto dialoga (intertextualidade com Chapeuzinho Vermelho). Para tanto, entregar o conto sem seu respectivo título.
Etapa 4 Questionar os alunos no que essa versão de aproxima ou se distancia do conto dos Irmãos Grimm.
Etapa 5 – Informar os alunos que a estória é contada em septilhas, estrofes compostas de sete versos, uma das características da poética de cordel.

Características

A literatura de cordel possui algumas características bem específicas, tais como: 
Suas ilustrações são feitas por xilogravuras
Relata as tradições culturais regionais e contribui para a continuidade do folclore brasileiro.
São obras relativamente baratas e por isso atingem um grande público, sendo, assim, um incentivo à leitura.
Suas histórias têm como ponto central uma problemática que deve ser resolvida com a inteligência e astúcia do personagem.
Na narrativa, há sempre um herói que sofre por não conseguir ficar com o seu amor, seja por uma proibição dos pais ou noivados arranjados.
No final da história, o herói sempre sai ganhando. Caso ele não consiga realmente o que queria, há outra forma de equilibrar a história e fazer com que ele seja favorecido de alguma forma.

A poética do cordel:

*      Quadra – uma estrofe de quatro versos.
*      Sextilha – uma estrofe de seis versos.
*      Septilha – uma estrofe de sete versos, essa é a mais rara.
*      Oitava – uma estrofe de oito versos.
*      Quadrão – os três primeiros versos rimam entre si, o quarto com o oitavo e o quinto, o sexto e o sétimo também entre si.
*      Décima – uma estrofe de dez versos.
*     Martelo – estrofes formadas por decassílabos (estes são muito comuns em desafios e versos heroicos).

Etapa 6 - Introduzir a série televisiva Once Upon a Time (Era Uma Vez), especificamente o episódio Red Handed (Capa Vermelha), que faz parte da primeira temporada da série.





Imagine os personagens dos contos de fadas sem seus finais felizes. É assim que Once Upon a Time se apresenta, mostrando que dessa vez a Rainha Má finalmente triunfou. Para ter a sua felicidade, ela enviou todas as pessoas do mundo encantado para Storybrook, uma pequena cidade de Maine, nos Estados Unidos, entre elas a Chapeuzinho Vermelho, que na série é chamada de Ruby.

PRODUÇÃO
Os alunos serão solicitados a produzir uma nova estória para Chapeuzinho Vermelho, situando-a na atualidade, valendo-se das redes sociais. Poderão criar uma página no Facebook, uma conta no Instagram, entre outras ferramentas. As páginas devem conter fotos, postagens, amigos, entre outras informações.


SUGESTÃO DE VÍDEOS


E se a Chapeuzinho Vermelho fosse Samurai



MÚSICA: CHAPEUZINHO VERMELHO



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