PROPOSTA 1
TRABALHANDO O GÊNERO CONTO
Ano Sugerido: 8°
Ano Sugerido: 8°
Objetivos:
Apresentar aos alunos o
gênero conto, introduzindo o conto Chapeuzinho Vermelho na sua versão clássica.
Discutir
intertextualidade.
Trabalhar
leitura e compreensão de textos escritos.
Produzir um curta
de ficção.
Materiais e Recursos:
Contos
impressos.
Etapas Propostas:
Etapa 1 - Questionar os estudantes o que eles
sabem sobre o gênero conto. O que é um
conto? Quais os contos que eles
conhecem?
O
que é um conto?
O conto é um texto narrativo curto centrado em um
relato de um fato ou memória. Entre suas principais
características estão: a concisão, a precisão, a densidade, a unidade de efeito
ou impressão total – o conto precisa causar um efeito singular no leitor. Representado
pelas narrativas orais dos antigos povos ao redor da fogueira em noites de
luar, narradas de pais para filhos, como forma de assegurar a transmissão da cultura de uma
determinada sociedade. Da tradição oral vieram outras narrativas, entre elas os
contos de fada, na sua maioria contendo as convenções morais das distintas
épocas em que foram apresentados. As características
do conto foram devidamente explicitadas pelo contista e poeta Edgar Allan Poe
que defendia que, assim como no romance, nada deveria faltar no conto, o que
permite a sua condensação no número de personagens, fatos e descrições. Poe
também defendia que o conto deve ter uma estrutura linear, para que o leitor
possa ler sem interrupções,
• Finalidade do gênero: é um texto narrativo
ficcional, cuja finalidade é entreter o leitor, provocar reflexões, emocionar,
proporcionar prazer estético.
• Perfil dos interlocutores: quem escreve é o
autor ficcional; quem lê é o leitor literário.
• Suporte/veículo: livros, revistas, jornais,
sites.
• Tema: trata de assuntos variados, relacionados
com a vida humana, ou pode ser fantástico.
• Estrutura: é uma narrativa curta, condensada,
com poucos personagens, poucas ações e tempo e espaço reduzidos. A estrutura do
enredo tradicional é: apresentação, complicação, clímax e desfecho.
• Linguagem: varia de acordo com a norma-padrão e
verbos empregados no pretérito do indicativo.
Etapa
2 – Entregar aos alunos os contos: Chapeuzinho Amarelo e Fita
Verde no Cabelo (Nova Velha História).
Etapa 3 – Solicitar
que os alunos leiam individualmente os contos e identifiquem com
qual outro texto da literatura universal esses contos dialogam (intertextualidade
com Chapeuzinho Vermelho). Para
tanto, entregar os contos sem seus respectivos títulos.
Sugestão
de discussões com os textos
Chapeuzinho Amarelo
1.
Qual o significado da cor amarela nesse
texto?
2.
O que o lobo representa nesse conto?
3.
Por que Chapeuzinho perdeu o medo do
lobo? Justifique a sua opinião.
4.
Em que o lobo é transformado no final?
Fita
Verde no Cabelo (Nova Velha História)
1. O
conto apresenta um subtítulo. Por que “nova velha história”?
2. A intertextualidade com o clássico
conto Chapeuzinho Vermelho não é fornecida de imediato pelo título do conto de
Guimarães Rosa. Em que momento ela pode ser percebida no texto?
3. O que representa o trajeto na
floresta até a casa da avó?
4. O que pode significar a perda da
fita verde?
5. Qual a representação do lobo neste
conto?
6. Quais as principais diferenças entre
as personagens Chapeuzinho Vermelho e Fita Verde?
Etapa 4 – Após a leitura dos contos, apresentar a origem e as
características dos contos de fadas. Informar aos alunos que os primeiros
contos de fadas surgiram na cultura oral – narrativas populares – que
tinham a finalidade de entreter as pessoas. Entregar a seguinte folha
xerografada – disponível na aba Origem do Blog.
A História dos Contos de Fadas
A primeira coletânea de contos infantis surgiu
no século XVII, na França, organizada pelo poeta e advogado Charles Perrault.
As histórias recolhidas por Perrault tinham origem na tradição oral e até
então não haviam sido documentadas. O autor selecionou oito estórias: A Bela Adormecida no Bosque; Chapeuzinho
Vermelho; O Barba Azul; O Gato de Botas; As Fadas; Cinderela ou A Gata Borralheira; Henrique do
Topete e O Pequeno
Polegar. Assim, a literatura infantil enquanto gênero literário
nasceu com Charles Perrault, porém só seria amplamente difundida a partir do
século XVIII, tendo como base as pesquisas linguísticas realizadas na
Alemanha pelos Irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm). Ao realizar suas pesquisas
linguísticas, que tinham por objetivo descobrir invariantes linguísticas
originárias nas narrativas orais, os Irmãos Grimm descobriram um variado
acervo de histórias maravilhosas disseminadas de geração para geração.
Surgiu, assim, a coletânea que reuniu contos como A Bela Adormecida; Branca de Neve e os Sete Anões; Chapeuzinho
Vermelho; A Gata Borralheira; O Ganso de Ouro; Os Sete Corvos; Os Músicos de
Bremen; A Guardadora de Gansos; Joãozinho e Maria; O Pequeno Polegar; As Três
Fiandeiras; O Príncipe Sapo e dezenas de outros contos.
Os Irmãos Grimm fizeram diversas alterações no
enredo de alguns contos, já que esses muitas vezes apresentavam aspectos
polêmicos com episódios de violência ou maldade, envolvendo, inclusive,
crianças.
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Etapa 5 – Introduzir o Conto Clássico “O Chapeuzinho Vermelho”, dos Irmãos
Grimm. Questionar se essa é a versão que todos conhecem ou se conhecem outras
versões do conto além das apresentadas. A
partir da leitura do conto, questionar os alunos em que esse texto se aproxima
ou distancia dos contos de Chico Buarque e Guimarães Rosa.
Etapa 6 – Análise:
O clássico conto Chapeuzinho Vermelho, tal como conhecemos
hoje, foi incluído na coletânea dos Irmãos Grimm em 1812. Para isso, eles se
basearam na obra do alemão Ludwig Tieck intitulada “Vida e morte da pequena
Chapeuzinho Vermelho” em que estava incluído — diferente do conto de Charles
Perrault – o personagem do caçador. Retiraram quaisquer rastros de violência e
deram à história um final feliz. A versão escrita pelos Irmãos Grimm tem – entrelinhas – um apelo e
caráter psicológico. No decorrer do conto é identificado um paradoxo, o da
menina pré-adolescente que consegue assimilar as instruções da mãe a seguir
pela estrada e sem sair desta, todavia, é facilmente convencida pelo lobo a
optar por outro caminho.
Etapa 7 –
Explicar que na psicanálise a personagem representa a transição da infância
para a puberdade e que a capa vermelha é a metáfora para a menstruação. Salientar
que a transição também aparece no texto de Guimarães Rosa.
Etapa 8 - Após
finalizar a prática leitora, iniciar a sugestão de produção textual.
PRODUÇÃO TEXTUAL
Tomando como base as diversas versões apresentadas para a
estória de Chapeuzinho Vermelho, os alunos serão solicitados a produzir o enredo para um curta de ficção, podendo ser solicitada a gravação do
curta-metragem.
Entregar
aos alunos informações sobre o gênero curta de ficção:
O
curta de ficção é como uma obra de arte que vai ser assistido e pelos fãs desse
gênero. Está baseado em uma sequência de eventos (cenas) apresentados. Pode ser
bem humorado, sensível, impactante ou mesmo de nonsense. Sua estrutura pode ser
feita de animação simples ou digitalizada, filme, colagens etc. Seu público é
muito amplo, mas pode se dirigir a um ou outro púbico (infantil ou adulto, por
exemplo).
SUGESTÃO
DE TEXTOS
Carmen
Martin Gaite
Resumo:
Sara Allen é uma menina de dez anos que mora em Nova York,
no Brooklin. A avó desta moderna Chapeuzinho Vermelho foi cantora e se casou
muitas vezes. O lobo desta história é um multimilionário, dono de uma
confeitaria. O fio mágico da história está centrado na mendiga Miss Lunatic,
que vive escondida da Estátua da Liberdade.
Editora Martins Fontes – 2001.
Fábio
Yabu
Resumo:
A história é narrada pela
perspectiva do Lobo, que se encontra insatisfeito com a repetição do conto
todos os dias e com o fato de não ser aceito pelos outros personagens, nem ter
voz para decidir o que quer por ser o vilão. Preso na rotina, o Lobo recebe a
ajuda do Oitavo Anão para poder se libertar daquele mundo sem que o Narrador,
uma espécie de Deus, perceba o que ele fez. Assim, o vilão dos contos de fadas
vai parar em Chicago, onde conhece uma garotinha com quem desenvolve uma
amizade improvável. Perseguido pelo Caçador a mando do Narrador, o Lobo acaba
sendo morto em uma tentativa de defender sua nova amiga retornando, assim, ao
mundo dos contos de fadas.
TRABALHANDO A LITERATURA DE CORDEL
Objetivos:
Apresentar aos
alunos a literatura de cordel, introduzindo o conto A Peleja De Chapeuzinho Vermelho Com O Lobo Mau.
Discutir
intertextualidade.
Trabalhar a leitura
e compreensão de textos escritos (oral e escrito).
Produzir uma
nova versão do conto Chapeuzinho Vermelho.
Materiais e Recursos:
Contos
impressos e série televisiva.
Etapas Propostas:
Etapa 1 - Questionar os estudantes o que eles
sabem sobre Literatura de Cordel. Apresentar o gênero Literatura de Cordel.
Literatura de Cordel
É uma modalidade impressa de poesia, que já foi
muito estigmatizada, porém hoje em dia é bem aceita e respeitada, tendo,
inclusive, uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Devido ao
linguajar despreocupado, regionalizado e informal utilizado para a composição
dos textos essa modalidade de literatura nem sempre foi respeitada, e já
houve até quem declarasse a morte do cordel. No entanto, a cada dia os textos
são mais valorizados por todo o Brasil e pelo mundo. Os textos são publicados
em livretos fabricados praticamente de forma manual pelo próprio autor. Eles
têm geralmente 8 páginas mas podem ter mais, variando entre 8 e 32. O nome Cordel se dá ao fato dos poemas serem impressos em
folhetos e serem pendurados em um tipo de barbante (cordinha ou cordão) com a
ajuda de um pregador. A finalidade era vendê-los ou lê-los e rependurá-los. Foi
no nordeste do Brasil que essa forma de literatura se popularizou
rapidamente, recebendo características próprias a partir da metade do século
XIX.
Os temas são os mais variados, indo desde narrativas
tradicionais transmitidas pelo povo oralmente até aventuras, histórias de amor,
humor, ficção, e o folheto de caráter jornalístico, que conta um fato isolado,
muitas vezes um boato, modificando-o para torná-lo divertido.
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Etapa 2 – Apresentar o conto A
Peleja de Chapeuzinho Vermelho com o Lobo Mau.
Etapa
3 - Solicitar que os alunos leiam
individualmente o conto e identifiquem com qual outro texto da
literatura universal esse conto dialoga (intertextualidade com Chapeuzinho
Vermelho). Para
tanto, entregar o conto sem seu respectivo título.
Etapa
4 – Questionar os alunos no que essa
versão de aproxima ou se distancia do conto dos Irmãos Grimm.
Etapa
5 – Informar os alunos que a estória é
contada em septilhas, estrofes compostas de
sete versos, uma das características da poética de cordel.
Características
A literatura de cordel
possui algumas características bem específicas, tais como:
Suas ilustrações são feitas por xilogravuras
Relata as tradições culturais
regionais e contribui para a continuidade do folclore brasileiro.
São obras relativamente baratas e
por isso atingem um grande público, sendo, assim, um incentivo à leitura.
Suas histórias têm como ponto
central uma problemática que deve ser resolvida com a inteligência e astúcia
do personagem.
Na narrativa, há sempre um herói
que sofre por não conseguir ficar com o seu amor, seja por uma proibição dos
pais ou noivados arranjados.
No final da história, o herói
sempre sai ganhando. Caso ele não consiga realmente o que queria, há outra forma
de equilibrar a história e fazer com que ele seja favorecido de alguma forma.
A poética do cordel:
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Etapa 6 - Introduzir
a série televisiva Once Upon a Time
(Era Uma Vez), especificamente o
episódio Red Handed (Capa Vermelha),
que faz parte da primeira temporada da série.
Imagine os personagens dos contos
de fadas sem seus finais felizes. É assim que Once Upon a Time se apresenta, mostrando que dessa vez a Rainha Má
finalmente triunfou. Para ter a sua felicidade, ela enviou todas as pessoas do
mundo encantado para Storybrook, uma pequena cidade de Maine, nos Estados
Unidos, entre elas a Chapeuzinho Vermelho, que na série é chamada de Ruby.
PRODUÇÃO
Os alunos serão solicitados a produzir uma nova estória para
Chapeuzinho Vermelho, situando-a na atualidade, valendo-se das redes sociais.
Poderão criar uma página no Facebook,
uma conta no Instagram, entre outras
ferramentas. As páginas devem conter fotos, postagens, amigos, entre outras
informações.
SUGESTÃO
DE VÍDEOS
E se a Chapeuzinho
Vermelho fosse Samurai
MÚSICA: CHAPEUZINHO
VERMELHO
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