PROPOSTA 1
Ano Sugerido: 7º ano
Objetivos:
- Identificar a intertextualidade e analisar de que maneira ela se manifesta entre o conto original Banca de Neve e as tirinhas.
- Aprimorar as habilidades de leitura e escrita a partir do gênero textual charge. Promover uma pesquisa diversificada em busca de contos de fadas, visando reconhecer as características próprias de cada história.
- Estabelecer relações de sentido entre o texto verbal e o visual nas charges.
- Propor um teatro com a turma, para que possam desenvolver a expressão e a comunicação dentro do meio social.
- Produzir charges para exercitar a criatividade e desenvolver o raciocínio.
- Reconhecer a intencionalidade do humor e da ironia do texto em formato de charge.
Etapas Propostas:
1. Entregar o conto original da Branca de Neve dos Irmãos Grimm. Em seguida, discutir com os alunos sobre o conto.
2. Entregar a tira da Magali sobre a Banca de Neve.
3. Dividir a turma em grupos e pedir para que os integrantes de cada grupo defina e auxilie seu representante a levantar pontos semelhantes entre a tirinha da Magali e o conto original dos irmãos Grimm.
4. Propor um teatro de fantoches com a tirinha da Magali, onde toda a turma precisará se envolver com a atividade reproduzindo as falas dos personagens e cenário .
5. No desfecho do conto elaborado pelos irmãos Grimm, a bruxa sendo dominada pelo sentimento de inveja que sentia por Branca de Neve, envenena a maça e oferece a princesa. Como punição pelo seu gesto de crueldade a bruxa e obrigada a calçar sapatos em braça e cair ate morrer. Dentro dessa temática, pedir aos alunos que criem um final diferente e criativo em formato de charge para a bruxa.
6. Fazer um circulo com a turma, solicitando que os alunos escolham os contos de fadas que mais se identificam, e em seqüência dizer os motivos que influenciaram na escolha.
PROPOSTA 2
Objetivos
*Estimular os alunos a desenvolver a sua capacidade de relacionar textos.
* Ampliar o vocabulário .
*Possibilitar que os alunos se expressem através de uma linguagem escrita, deixando de ser apenas leitores para atuarem como autores, como produtores de textos.
* Estimular o hábito pela leitura.
Etapas Propostas:
Texto: Deu a Louca na Branca de Neve
Era uma vez uma princesa que morava com seus pais e num belo dia de sol com muitas flores, no jardim, o seus pais morreram. No enterro deles Branca de Neve fez uma festa e depois foi para um orfanato. A madrasta da história original adotou a Branca de Neve.
A madrasta era muito mal e fazia Branca de Neve trabalhar. Branca de Neve queria cantar enquanto trabalhava, mas ela era muito desafinada e não sabia disso. Em um belo dia quando ela estava cantando o príncipe passou pelo muro do castelo e ouviu a cantoria horrível, ele decidiu vez quem era e viu a Branca de Neve,então ele disse:
-Uma menina tão linda! Pena que canta tão mal.
No outro dia Branca de Neve já estava cansada de trabalhar para a Madrasta malvada então decidiu chamar um táxi e fugiu de lá. Ela fugiu para a floresta e encontrou a casa dos sete anões. Quando a Madrasta descobriu que Branca de Neve tinha fugido, ela ficou furiosa e vestiu uma fantasia de bruxa do carnaval passado para ir atrás da Branca de Neve levando a maçã do amor.
Quando a Madrasta chegou na casa dos sete anões encontrou Branca de Neve sozinha na casa e ofereceu a maçã do amor pra ela, ela aceitou. Mas quando Branca de Neve ia pegar a maçã BAMBI apareceu derrubando o cesto com as maçãs no chão, a Madrasta pegou qualquer maçã e deu pra Branca de Neve, mas não era a maçã envenenada já que a verdadeira BAMBI já tinha comido e desmaiado.
Foi ai que Branca de Neve viu que era uma armação então um celular da APPLE super moderno e ligou pra os sete anões darem uma surra na Madrasta.
Bem nessa hora o príncipe passou por lá e Branca de Neve se apaixonou por ele. Eles casaram e tiveram dez filhos.
1. Analisar com atenção o texto nomeado Deu a louca na Branca de Neve. Em seqüência, sugerir para que os alunos identifiquem e reescrevam os trechos que remetem ao conto original dos irmãos Grimm.
2. Observar com a turma os ternos que estão sublinhados. Em seguida propor que substituem essas palavras por outros, sem comprometer o sentido do texto.
3. Sugerir para que os alunos realizem uma produção textual inovadora e divertida com o conto original dos irmãos Grimm, Branca de Neve.
PROPOSTA 3
1. Ler junto com os alunos a tirinha. Em seguida, pedir para que reconheçam os aspectos semelhantes entre a tirinha e o conto de fadas dos irmãos Grimm, denominado Branca de Neve.
2. Explicar o que significa ironia. Em seqüência, sugerir para que os alunos descrevam o que constitui ironia na tira.
3. Levantar com os alunos este ponto: no conto original, como é retratado na tirinha, a bruxa consulta diariamente seu objeto mágico o espelho interrogando se em todo o reino existe alguém mais formosa do que ela. Dentro dessa perspectiva, propor que os alunos criem uma história modificando o dialogo entre a bruxa e seu objeto mágico que não poderá mais ser o espelho. Em duplas, escolher uma releitura em formato de charge do conto de fadas Branca de Neve e trazer para a sala de aula ,para ser compartilhado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário